domingo, 28 de novembro de 2010

"Diálogo com um Filisteu" de O que é a Propriedade?

"Como, de que forma você responde tal pergunta? Você é um republicano?"
"Um republicano! Sim; mas essa palavra não é nada específica. Res publica; isto é, a coisa pública. Agora, quem quer que seja interessado em assuntos públicos – não importando sob qual forma de governo – pode chamar a si próprio de republicano. Até mesmo reis são republicanos."
"Bom! Você é um democrata?"
"Não."
"O que? "Você gostaria de viver numa monarquia?"
"Não."
" Um constitutionalista?"
"Deus me livre."
"Então você é um aristocrata?"
"Não mesmo!"
"Você quer uma forma mista de governo?"
"Ainda menos."
"Então o que você é?"
"Eu sou um anarquista."
"Ah! Estou te entendendo; você diz satiricamente. Isto é um ataque ao governo."
"De forma alguma. Eu apenas lhe apresentei minha mais séria e bem ponderada declaração de fé. Ainda assim sou um firme amigo da ordem, sou (no sentido forte do termo) um anarquista. Entenda-me."

Sem comentários:

Enviar um comentário